
Nestlé SA
Gerente de Credito e Cobrança – Temporário
RESUMO DA POSIÇÃO
Localização: São Paulo
Modalidade: Híbrido
Área / BU: Crédito e Cobrança / Financial Services
Reporte: Gerência de Crédito e Cobrança
Propósito da posição
Entrar na Nestlé significa que você está se juntando à maior empresa de alimentos e bebidas do mundo. Em nosso núcleo, temos um ambiente diverso e inclusivo, com pessoas apaixonadas, movidas pelo propósito de melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável. O perfil de sucesso de um profissional de crédito e cobrança requer uma combinação de habilidades técnicas, competências comportamentais e conhecimentos específicos para mitigar riscos e fornecer informações precisas para a tomada de decisão em relação à liberação de pedidos, limite de crédito, prazo de pagamento, entre outros. Esta posição possibilitará alta exposição com vendas, copilots, NBS e outros times dentro do fluxo de O2C.
O dia a dia…
Gerenciar a equipe de crédito e cobrança, sendo responsável pelo desenvolvimento e avaliação de desempenho dos membros da equipe, assim como fornecer orientação e suporte para garantir a eficiência e eficácia das operações. Trabalhar em sinergia com as equipes de vendas, tesouraria, contabilidade e jurídico para garantir uma abordagem integrada e eficiente no gerenciamento de crédito e cobrança. Monitorar estrategicamente os impactos nas contas a receber no P&L, incluindo o provisionamento de devedores duvidosos e a contabilização de ajustes das IFRS, para avaliar adequadamente os riscos financeiros e tomar medidas para provisionar perdas e garantir a conformidade com as normas contábeis. Gerenciar acordos e cobranças a terceiros, incluindo clientes em recuperação judicial, visando otimizar a recuperação de créditos e minimizar os impactos financeiros. Gerenciar proativamente o DSO (Days Sales Outstanding) e outros indicadores de inadimplência, eficácia das estratégias de cobrança e métricas relevantes, identificando oportunidades de melhoria e implementando ações corretivas para otimizar o fluxo de caixa. Garantir a aderência à Política de Crédito, cumprindo as diretrizes internas e regulamentações externas, além de atuar junto aos órgãos de proteção ao crédito para mitigar riscos e proteger a saúde financeira da empresa. Acompanhar as tendências e avanços tecnológicos no campo do crédito e cobrança, buscando oportunidades para melhorar a eficiência e a eficácia das operações.
O que vai contribuir para o seu sucesso?
Habilidades de comunicação eficaz, tanto verbal quanto escrita, e capacidade de lidar assertivamente com conflitos, trabalho em equipe. Bom senso para priorizar tarefas, distribuir atividades e fortes habilidades de raciocínio lógico. Proatividade e organização para resolver problemas de forma rápida e eficiente.
#J-18808-Ljbffr